Encontro de Casais com Cristo – ECC
A criação do ECC em Porto Alegre deve-se ao general Luiz Gonzaga Servia em Brasília, onde participava do Encontro de Casais com Cristo – ECC. Em 1977, veio comandar a 3a Região no Rio Grande do Sul.
Esteve com D.Antônio Cheuiche propondo a criação do ECC. O Bispo aderiu à idéia e escolheu a Igreja da Sagrada Família para iniciar o movimento.
Padre Severino, Dom Altamiro e Padre Florindo e vinte casais de diversas paróquias foram a São Paulo e participaram de um ECC.
Em abril de 1977, na Paróquia da Sagrada Família, foi realizado o primeiro ECC do Estado.
Este serviço da Igreja foi concebido no Brasil pelo saudoso Padre Pastore, gaúcho de Carazinho. Tem por objetivo promover o encontro entre esposo e esposa, entre pais e filhos e, principalmente, o encontro dos casais com Cristo. A única forma de as famílias realmente encontrarem a felicidade e atingirem, no sentido máximo, seu papel de formadoras do mundo é tendo Cristo presente constantemente em suas vidas. Essa bandeira é o carro-chefe do ECC.
Mais uma vez, como em tantos e tantos momentos nos últimos cinqüenta anos, a figura do Padre Severino Brun se fez presente em uma iniciativa pioneira. Tanto foi seu interesse por esse movimento que o primeiro ECC do RS foi realizado em nossa Paróquia. A partir daí, foi sendo difundido e implantado em diversas paróquias da Capital e do interior do interior do Estado.
Desde então, o ECC tem sido a grande porta de entrada dos casais para a Igreja e o forte incentivador do engajamento dos mesmos na vida de suas paróquias.
Visando a um trabalho de aprimoramento, foi criado, posteriormente, REENCONTRO DE CASAIS. Mais uma vez um grupo de casais do já forte ECC da Sagrada Família foi a São Paulo buscar esse novo encontro, conhecido como ECC SEGUNDA ETAPA. Hoje já possui uma nova fase chamada TERCEIRA ETAPA.
Passados estes vinte e seis anos, as estatísticas mostram que um número superior a dois mil casais participou do ECC só na Paróquia da Sagrada Família e no Estado mais de trinta e três mil. São muitos aqueles que, tendo feito a primeira etapa do ECC nesta comunidade, atuam junto às pastorais de suas paróquias. A visão extremamente lúcida e abençoada de Padre Severino, que viu desde o início o grande potencial do ECC como arrebanhador de novas ovelhas para o sempre crescente Reino de Deus, trouxe para a Sagrada Família, em "primeira mão", aquele que é hoje, sem dúvida, o mais forte serviço da Igreja direcionado aos casais do Brasil. Tão forte é o seu apoio que, ainda hoje, os núcleos regionais do ECC reconhecem a importância desse entrosamento entre o nosso diretor espiritual e os casais e acreditam ser esta a chave destes vinte e seis anos de entusiasmo dos casais.